- Professor: Maria Pilar
- Lições: 5
- Quizzes: 2
- Students: 370
- Duração: 90 days
(Assista ao vídeo de apresentação do curso Objetos na Decoração de Interiores)
COM VÍDEO-AULAS e VIDEOCONFERÊNCIA com a tutora!
Na história da decoração de interiores os objetos decorativos já desempenharam todo tipo de papel: expressar o poder econômico do seu proprietário, trazer à memória lembranças agradáveis de uma viagem, expor a imagem de pessoas queridas que já não vivem mais ou a história de vida dos que ainda vivem, ressaltar a linguagem estética do ambiente.
Até que chegou o Minimalismo na década de 1990 e considerou que tudo isso era excessivo e desnecessário, que bastava o ambiente conter o suficiente para as funções ali desempenhadas, destacando assim a importância da funcionalidade em detrimento de tudo que era decorativo.
Nem todos adotaram a filosofia minimalista. Na maioria das casas e locais de trabalho os objetos decorativos continuam tendo um papel muito importante para adornar, chamar a atenção, trazer unidade visual ao ambiente.
O que mudou, sim, foi um uso mais coerente com a forma do ser humano perceber a organização espacial. A forma de distribuição dos objetos no ambiente, sobre as superfícies, passou a adotar princípios baseados na teoria da percepção desenvolvidos havia décadas atrás pela escola de psicologia Gestalt, mas que ainda não tinham despertado na mente e criatividade de muitos profissionais.
Distribuir objetos no ambiente e sobre as superfícies deveria a partir da entrada do século XX adotar uma lógica que permitisse que aqueles objetos fossem colaboradores da decoração, valorizando-a de uma forma mais racional, mas sem perder todo caráter emocional que um objeto pode transmitir. Emoção esta que só pode ser positiva em sua totalidade se objeto puder ser percebido de forma clara e como elemento que está ali para colaborar com a estética, e não para confundi-la.
Este curso apresenta toda esta reflexão sobre o uso de objetos na decoração de interiores, de forma que o alunado possa compreender como o ser humano percebe o que lhe rodeia, e assim tomar suas decisões sobre a decoração com objetos de forma mais racional, sem perder todo caráter emocional que possa transmitir. Em qualquer época e lugar, será capaz de dispor objetos independentemente de moda, pois os princípios aqui apresentados são atemporais.
Todavia, a riqueza de imagens e exemplos utilizados na apostila e na vídeo-aula que constituem o material didático do curso, também trarão ideias preciosas que poderão ser adaptadas a realidade de cada espaço e personalidade.
Não há quem não tenha algum objeto de decoração em sua casa ou escritório! Desta forma, saber como valorizá-lo é uma ótima decisão!
Em todos nossos cursos, ao final de sua conclusão, o aluno receberá um “Certificado de Conclusão”, no qual constam todos os conteúdos abordados e sua carga horária. O curso contém exercícios de avaliação que são de caráter obrigatório, e que valorizam a obtenção de seu certificado.
Verifique a programação de todo o curso, forma de pagamento, certificação, etc., clicando no botão “Ementa”.
O curso deve ser concluído em até 90 dias – são 25 horas/aula de curso.
-
Programa do curso
Conheça o programa completo do curso OBJETOS NA DECORAÇÃO DE INTERIORES
-
Parte 1 - Aspectos Estéticos
-
Lição 3.1Aspectos estéticos dos objetos
-
Quiz 3.1Exercícios on line – Parte 1 – Aspectos estéticos dos objetos
-
-
Parte 2 - Aspectos da Composição
-
Lição 4.1Aspectos da composição na decoração de interiores
-
Quiz 4.1Exercícios on line – Parte 2 – Aspectos da composição
-
-
Vídeo-aula
Desde aqui você poderá acessar a vídeo-aula do curso
-
Sugestões práticas
Acesse aqui o documento com uma série de sugestões práticas para exercitar no dia-a-dia.
-
Lição 6.1Sugestões práticas para exercitar – Objetos na Decoração de Interiores30m
-