Quadros na Decoração de Interiores
-
PROGRAMA DO CURSO
-
PARTE 1
-
Lição 2.1Aspectos estéticos
-
Lição 2.2Apostila do curso Quadros na Decoração de Interiores30 Days
-
-
PARTE 2
-
VIDEOAULA
Aspectos estéticos
Por muitos e muitos anos, as pinturas eram feitas diretamente nas paredes. Somente na Idade Média os quadros apareceram como elementos frequentes, especialmente no interior das igrejas onde serviam não só para decorar, mas principalmente como material didático, pois era através das imagens que as pessoas, em sua maioria analfabetos, poderiam prender os ensinamentos religiosos. Esses quadros eram painéis, pinturas feitas diretamente sobre a madeira. Alguns desses painéis, encomendados para importantes pintores, eram peças tão valiosas que só eram apresentadas aos fiéis em dias especiais. Havia também painéis em forma de retábulos que se abriam e fechavam, sendo que a imagem interna só era vista durante celebrações religiosas.
Somente no século XV que se desenvolveu a tinta a óleo e a produção de telas para pintura; isso facilitou o trabalho dos artistas, já que a tinta a óleo demora a secar, permitindo trabalhar com mais tempo e realizar retoques. Gradualmente as pinturas começaram a ser encomendadas também pela corte e pela nobreza, que desejavam colocar retratos, cenas histórias e cenas mitológicas nas paredes de suas habitações. Foi no século XVII, na Holanda, que o uso de quadros se propagou por todas as classes e assim os temas também se tornaram mais variados, envolvendo paisagens, naturezas-mortas, cenas domésticas com mulheres e crianças, homens em seus ofícios…
A partir de então, os quadros se tornam elementos constantes na decoração para os mais diversos públicos: colecionadores que buscam obras de arte, decoradores que procuram quadros para elaborar a composição de um ambiente, consumidores que escolhem imagens que lhes agradam, pessoas que desejam colocar nas paredes seus retratos, etc. No caso do design de interiores, enfatizamos que os quadros valorizam a decoração, já que completam a composição do ambiente e têm o grande potencial de personalizar o espaço, contribuindo para que os usuários tenham maior identificação com ele.
Nesta PARTE 1 estudaremos os aspectos estéticos diretamente relacionados aos quadros e objetos, suas características instrínsecas. Estudaremos:
- Origens das imagens e técnicas
- Temas e classificações
- Formatos e molduras
- Os quadros e sua relação com os PBPE
Na próxima aula/lição você poderá baixar sua apostila.
Antes de sair dessa aula (desta página) clique em “ITEM COMPLETADO”.